O que é contabilidade digital?


Contabilidade digital é a otimização e melhoria de vários processos burocráticos, assim usando a tecnologia a favor dos serviços contábeis. A contabilidade digital tem como base a utilização da internet, dessa forma acelerando, barateando e dando mais segurança aos serviços prestados. Assim, se ganha mais tempo já que há menos documentos impressos, mais agilidade na comunicação e isso traz mais eficiência para a sua gestão e otimização de tempo.
Essa realidade já faz parte de inúmeras empresas, e com o setor contábil não poderia ser diferente. Até mesmo porque as empresas “nascem” nos escritórios contábeis. Portanto, nada mais natural do que esse ser um ramo pioneiro em diversos modelos de trabalho.
Um serviço que é oferecido na nuvem diz respeito ao fato de que nenhum arquivo é operacionalizado localmente. Ou seja, tudo que se faz fica armazenado em um banco de dados acessível pela internet. Bons serviços desse tipo devem contar com backups automáticos, inclusive.
Essa modalidade de trabalho é conhecida como modelo SaaS. Significa “software as a service”, e quer dizer um software como serviço. Na prática, trata-se de metodologias de trabalho que são disponibilizadas em sistemas online. É como se todas as ferramentas de trabalho e armazenamento de arquivos fosse transferido para dentro de um e-mail!
Isso é muito prático e seguro. A praticidade é representada pela facilidade e mobilidade em acessar o trabalho e os arquivos de qualquer lugar do mundo que tenha internet. Já a segurança se dá por conta da descentralização do sistema, colocando esses arquivos disponíveis em várias máquinas virtuais. Desse modo, garante-se sempre uma cópia dos arquivos em tempo real.




0 Comentarios